O que é?
Popularmente conhecida como impingem, a dermatofitose é uma micose da pele provocada por alguns tipos de fungos que se alimentam da queratina (proteína presente na camada mais superficial da pele), denominados dermatófitos. A doença pode ser adquirida através do solo, do contato com animais como o cão e o gato e de outras pessoas contaminadas.
Manifestações clínicas
A doença se manifesta pela formação de lesões avermelhadas e descamativas, geralmente acompanhadas de coceira. Elas se iniciam por um pequeno ponto e tem crescimento centrífugo, formando lesões arredondadas ou ovalares, com as bordas bem delimitadas, avermelhadas e descamativas, e o centro da lesão tendendo à cura.
Fonte:dermatologia.net |
As lesões podem ser únicas ou múltiplas e confluirem, formando grandes placas avermelhadas e descamativas, que se extendem progressivamente. Pode haver a presença de pústulas (pequeninas bolhas de pus).
Tratamento
Para evitar a dermatofitose, recomenda-se o uso de luvas para mexer com terra. Se possuir cães e/ou gatos, verifique se possuem falhas nos pelos e leve-os ao veterinário com regularidade.
O tratamento da dermatofitose pode ser feito com medicamentos antimicóticos de uso tópico ou via oral, o que vai depender da extensão da doença.
Procure um dermatologista aos primeiros sintomas sem usar nenhuma medicação por conta própria, pois elas podem mascarar o aspecto da doença, dificultando o diagnóstico correto e a indicação do medicamento mais apropriado para cada caso.
Fonte:http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/tineacorporis.shtml
E SE FAZ MAIS DE 1 ANO VAI E VOLTA
ResponderExcluirisso ai
ResponderExcluir