quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reino Fungi

  Os fungos são organismos eucariontes aclorofilados, heterótrofos, que  se alimentam por absorção.   Por apresentarem características de vegetais (parede celulósica) e de animais (glicogênio como substância de reserva), foram agrupadas em um reino á parte.
 Encontrados comumente em ambientes aquáticos e terrestres úmidos, dispersam-se pelo ar sob a forma de microscópios esporos.Podem ser saprofíticos (decompositores), simbiontes (liquens) e parasitas (micoses).
A reprodução dos fungos pode ser assexuada e sexuada, com formação de esporos em ambos os processos.
Popularmente são conhecidos por bolores,mofos ,fermentos,lêvedos, orelhas-de-pau , trufas e cogumelos.
  • Ascomicetos: os fungos deste grupo possuem uma estrutura chamada asco, que produz esporos, por exemplo Saccharomices cerevisae (lêvedo usado na fabricção de cerveja) e Penicillium (produtor da penicilina).


Fonte:Google

  

  •  Basidiomicetos: neste grupo, encontramos as formas mais conhecidas de fungos como os cogumelos e orelhas-de-pau. Alguns são comestíveis enquanto outros são venenosos.

Fonte :Google


 
 Importância

Nos ecossistemas, junto a bactérias, formam o conjunto dos decompositores responsáveis pelo ciclo da matéria, decompondo matéria orgânica morta de origem animal e vegetal.
Além disso, fungos unicelulares, como os lêvedos, são utilizados no processo de produção de bebidas alcoólicas (Sacharomyces sp) e pão.
Fungos do gênero Penicillium são utilizados na produção de queijos e penicilina.
Existem, ainda, fungos patogênicos que provocam doenças em plantas e animais, como a ferrugem no cafeeiro e micose no homem e outras infecções das mucosas humanas (Exemplo :Candida albican,causadora das candidíases-dentre elas a popularmente conhecida como sapinho).


folha de cafeeiro sendo atacada por fungos
Fonte:Google
 
Liquens

São organismos formados a partir da associação de fungos, e algas verdes ou cianofíceas (algas azuis). As algas ou cianofíceas realizam fotossíntese, fornecendo alimento para o fungo e este fornece água e proteção para as algas e cianofíceas.
Têm ampla distribuição nos mais variados ambientes e substratos de fixação, podendo ser encontrados em rochas, troncos de árvores e no solo.
Apresentam formas variadas -crostoso, ramificado,membranoso e foliáceos.

Fonte: Google




As leveduras

A levedação do pão e a fermentação alcoólica são as primeiras tecnologias de que se têm notícia. Um suco de uva transforma-se em vinho e um repelente mingau de cevada e centeio torna-se uísque ou cerveja. Em todos esses casos o "trabalho" é feito por uma levedura(um tipo de fungo), em um processo usado há milênios pela humanidade para obter alimento e prazer. As leveduras mais usadas, hoje, na fabricação tanto de pães quanto de vinhos, são as do gênero Saccharomyces.(Adaptado de Anita D. Panek. Ciência Hoje.V.33, no 195, julho de 2003, p.62).
O fermento biológico é, na verdade, um fungo unicelular (um ser vivo de uma única célula), conhecido como levedura.

Fonte:Google


As leveduras são organismos unicelulares,que pertencem ao grupo taxonômico designado por Reino Fungi,do qual os mofos e os cogumelos também fazem parte; também podemos dizer que são fungos unicelulares que convertem açúcar em álcool.
Em uma definição simples, pode-se considerar que as leveduras são fungos unicelulares, em contraposição aos fungos filamentosos que são multicelulares.Não obstante, esta não é uma definição exata, já que alguns microorganismos, considerados normalmente como leveduras são células eucarióticas e heterotróficas, possuem uma parede  rígida e se reproduzem sexuada ou assexuadamente.São microorganismos unicelulares, responsáveis pela fementação alcoólica e produção do  CO2 (espuma).

Fontes:
http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/Cozinha/questao2.asp
http://www.ajc.pt/cienciaj/n21/estorias.php
http://www.academiadovinho.com.br/elabora/ela_ferm.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário